BRASÍLIA – Visando reduzir o crescente número de assaltos pelo Brasil, uma proposta considerada por muitos como radical foi apresentada no senado da república na tarde de hoje.
De autoria do senador Lindbergh Farias, o projeto pretende proibir o porte de dinheiro nas vias públicas de todo o país entre 19h00′ e 7h00′.
Segundo o senador, “em mais de 80% por cento dos assaltos, é subtraído dinheiro das vítimas. Então se as pessoas fossem proibidas de andar com dinheiro, o ladrão já não ia querer assaltar, porque, quando muito, só ia levar um celular ou tênis”.
O parlamentar explica também que muitos dos roubos acontecem de madrugada, daí o horário para a proibição do porte de dinheiro.
“Sei que no início as pessoas vão achar ruim e podem até demorar para se acostumar, mas é necessário que sejamos duros com o crime”, explica Lindbergh.
Caso o projeto seja aprovado, quem for flagrado portando dinheiro poderá pagar multa equivalente ao dobro da quantia encontrada, além de responder criminalmente por posse ou porte irregular de dinheiro.
O crime previsto na proposta será considerado hediondo se o dinheiro encontrado tiver origem não revelada, presumindo-se, portanto, sua ilicitude.
Deixe seu comentário...