SIERRA MAESTRA – Pouca gente sabe, mas a Coca-Cola estatal cubana, fundada em 1959 após a expropriação e socialização da fábrica até então pertencente à empresa homônima que muito bem simboliza o imperialismo norteamericano, é considerado um dos melhores refrigerantes da ilha.
Consumido em larga escala principalmente por turistas, representa um setor importante da economia, uma vez que o açúcar utilizado na fabricação da bebida é extraído da cana caiana legitimamente cubana.
A campanha publicitária iniciada hoje, divulgada por toda a imprensa cubana, ou seja, pelo único jornal existente na ilha, o Granma, chamou atenção pelo fato de contar com a participação da modelo deputada brasileira Maria do Rosário e de Che Guevara.
Para elaboração da campanha, o departamento de agitação e propaganda do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba designou a empresa estatal de publicidade, que se encarregou de produzir a criativa imagem que o leitor pode contemplar acima do presente texto.
“Em contraposição às propagandas consumistas que os refrigerantes fazem nos países capitalistas, nossa campanha mostra Che Guevara, ao lado de Maria do Rosário, degustando a bebida, não com propósito de incentivar o consumismo”, explicou o idealizador da propaganda.
A campanha, no entanto, desagradou algumas pessoas, como foi o caso dos membros do Sindicato Nacional das Mulheres Empoderas, que classificaram a propaganda como “infeliz”.
O adjetivo se dá pelo fato da propaganda mostrar a parlamentar segurando uma tigela com bolinhos enquanto Guevara aparece tomando o refrigerante, o que, segundo o críticos, reforçaria o clichê de que lugar de mulher é na cozinha.
Coca-Cola e McDonald’s são bem-vindos em Cuba, diz filho de Fidel – 30/01/2015
Foi o primeiro pronunciamento público de um dos descendentes do líder (DITADOR) cubano após a retomada das relações entre a ilha e os Estados Unidos.
“Somos vizinhos. Podem produzir Coca-Cola aqui, podem trazer o McDonald’s. Estamos fazendo um ‘break’ do socialismo, mas não vamos renunciar a ele”, acrescentou.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/30/coca-cola-e-mcdonalds-sao-bem-vindos-em-cuba-diz-filho-de-fidel.htm
American Tourist Drinks Ciego Montero TuKola – Cuban Version of Coca Cola – Holguin, Cuba
Jonathan Browne Menzies
GostarGostar
Na ilha dos Castro ela é conhecida por Cueca Cuela.
GostarGostar