Coca-Cola estatal cubana usa foto de Maria do Rosário e Che Guevara em campanha publicitária


SIERRA MAESTRA – Pouca gente sabe, mas a Coca-Cola estatal cubana, fundada em 1959 após a expropriação e socialização da fábrica até então pertencente à empresa homônima que muito bem simboliza o imperialismo norteamericano, é considerado um dos melhores refrigerantes da ilha.

Consumido em larga escala principalmente por turistas, representa um setor importante da economia, uma vez que o açúcar utilizado na fabricação da bebida é extraído da cana caiana legitimamente cubana.

A campanha publicitária iniciada hoje, divulgada por toda a imprensa cubana, ou seja, pelo único jornal existente na ilha, o Granma, chamou atenção pelo fato de contar com a participação da modelo deputada brasileira Maria do Rosário e de Che Guevara.

Para elaboração da campanha, o departamento de agitação e propaganda do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba designou a empresa estatal de publicidade, que se encarregou de produzir a criativa imagem que o leitor pode contemplar acima do presente texto.

Em contraposição às propagandas consumistas que os refrigerantes fazem nos países capitalistas, nossa campanha mostra Che Guevara, ao lado de Maria do Rosário, degustando a bebida, não com propósito de incentivar o consumismo”, explicou o idealizador da propaganda.

A campanha, no entanto, desagradou algumas pessoas, como foi o caso dos membros do Sindicato Nacional das Mulheres Empoderas, que classificaram a propaganda como “infeliz”.

O adjetivo se dá pelo fato da propaganda mostrar a parlamentar segurando uma tigela com bolinhos enquanto Guevara aparece tomando o refrigerante, o que, segundo o críticos, reforçaria o clichê de que lugar de mulher é na cozinha.

2 thoughts on “Coca-Cola estatal cubana usa foto de Maria do Rosário e Che Guevara em campanha publicitária

Add yours

  1. Coca-Cola e McDonald’s são bem-vindos em Cuba, diz filho de Fidel – 30/01/2015

    Foi o primeiro pronunciamento público de um dos descendentes do líder (DITADOR) cubano após a retomada das relações entre a ilha e os Estados Unidos.

    “Somos vizinhos. Podem produzir Coca-Cola aqui, podem trazer o McDonald’s. Estamos fazendo um ‘break’ do socialismo, mas não vamos renunciar a ele”, acrescentou.

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/30/coca-cola-e-mcdonalds-sao-bem-vindos-em-cuba-diz-filho-de-fidel.htm

    American Tourist Drinks Ciego Montero TuKola – Cuban Version of Coca Cola – Holguin, Cuba

    Jonathan Browne Menzies

    Gostar

Deixe seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: