LA PAZ – O presidente boliviano Evo Morares desmentiu, na tarde de hoje, uma publicação que viralizou na internet esta semana, segundo a qual ele teria ameaçado enviar a marinha do país para enfrentar os Estados Unidos, caso Donald Trump invadisse a Coreia do Norte.
A falsa notícia, publicada originalmente no site Joselito Müller, intitulada “Bolívia ameaça enviar marinha para enfrentar EUA, caso Trump invada Coreia do Norte“, ganhou grande repercussão, sendo reproduzida por vários jornais boliviano, entre os quais um de grande circulação nacional, o La Razón.
A publicação, em evidente tom jocoso, ironiza o posicionamento da Bolívia no cenário internacional, no qual se coloca em situação de hostilidade às políticas “imperialistas” dos Estados Unidos, e chama atenção para o fato do país ter uma marinha, embora não tenha saída para o mar.
“A Bolívia não tem saída para o mar desde a guerra do Pacífico, em 1879, mas tem uma marinha composta por meia dúzia de barcos. O cerne da publicação, no entanto, ironiza a megalomania de alguns líderes latino-americanos”, afirma o autor do texto em resposta por e-mail.
A repercussão da publicação pelos jornais bolivianos preocupou a população local, por fazê-la pensar que o país entraria em guerra contra os Estados Unidos.
“Esse tipo de informação falsa pode causar efeitos devastadores, pois caso o Donald Trump tivesse lido a publicação e acreditado, poderia ser motivado a declarar guerra ao nosso país, aí o nefasto boato se tornaria realidade”, afirmou Morales.
O ministro das relações exteriores Aloysio Nunes, em resposta à manifestação de descontentamento do governo vizinho, afirmou que “Já sabemos quem é o vagabundo autor do boato e vamos mandar a Polícia Federal bater um papo com ele”.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
GostarGostar
Trump vai andar imediatamente um porta-aviões para o Lago Titicaca, situado no alto da Cordilheira dos Andes, local onde a marinha boliviana concentra todos os seis barcos da sua Marinha.
GostarGostar
Trump vai mandar imediatamente um porta-aviões para o Lago Titicaca, situado no alto da Cordilheira dos Andes, local onde a marinha boliviana concentra todos os seis barcos da sua Marinha.
GostarGostar
É o Brasil vai enviar uma delegação de políticos honestos para negociar um acordo de paz entre o Trump é o Lhama de Franja.
GostarGostar
Se Morales atacar os EUA o Trump poderá asfixiar a Bolívia economicamente impedindo a importação da cocaína lá produzida para o mercado interno dos EUA.
GostarGostar
Eu tenho que rir…dá licença…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
GostarGostar
Fiquei em dúvida. Morales foi mesmo imbecil a tal ponto ou foi apenas outra piada?
GostarGostar
É sério ou é brincadeira???!!!
GostarGostar
Joselito seu mundrunguento hahahahahahahaha vc tá me devendo 1 par de cuecas hahahahah caguei nas carças de tanto rir…..hahahahahahahahahahhaah fico imaginando o “evinho” se explicando que não tem marinha pra os jornais e a população boliviana hahahahahahahha … adoro estas tuas ironias sarcásticas!!!!
GostarGostar
E sobre a baleia azul não vai falar nada? Dizem que um garoto estava revoltado com os pais e por isso estava decidido a participar do jogo da baleia azul. Os pais sabendo disso começaram a fazer todas as vontades do filhinho. O filho ficou entediado com tanta regalia e, por causa disso, resolveu entrar no jogo da baleia azul.
GostarGostar
Cuidado Joselito, se vc anda pelas marginais de SP sera alvo facil da marinha boliviana!!
GostarGostar
É sério.
GostarGostar
O Brasil está tentando reunir uma comitiva de políticos não envolvidos em corrupção para negociar um acordo de paz.
GostarGostar
Bom, na minha opinião, eu não tenho opinião sobre esse assunto.
GostarGostar
uhwahuwahuwahuwahwuhwhhuwhuwhuwhuaw
GostarGostar
O incidente internacional com repercussões em toda Europa, Ásia, Africa e Oceania já reflete seus efeitos na Bolsa de Valores de Nova York. As ações da cocaína subiram exponencialmente e o tráfico já se posiciona veemente contra a ação dos EUA. O líder de uma facção criminosa do Brasil pediu ao governo Trump que, caso venha a jogar bombas na Bolívia, evite áreas de plantio da coca, sendo que as demais sem problemas. O Itamarati ainda continua tentando reunir 10 parlamentares honestos para mediar o conflito, mas sabe que esta tarefa é quase impossível.
GostarGostar