VATICANO – O Papa Francisco recebeu hoje, via Sedex 10, um abaixo-assinado cujos signatários são intelectuais ateus, que se mobilizaram para solicitar ao Sumo Pontífice a canonização do naturalista britânico Charles Darwin.
Autor da chamada Teoria da Evolução, Darwin rivalizou com a teologia na discussão sobre a criação da vida na Terra.
Segundo os organizadores do documento, “Embora sejamos ateus, não temos como negar que Darwin merece ser canonizado, valendo ressaltar que, entre nós, intelectuais, princípio semelhante ao da infalibilidade papal se aplica a referido estudioso”.
Nossa reportagem esteve presente no momento em que o Papa recebeu o abaixo-assinado, havendo Sua Santidade tecido apenas breves considerações sobre o pleito.
“Os ateus brasileiros são os mais excêntricos do mundo, pois o Brasil é o único lugar do mundo em que há ateus politeístas, ateus que creem em Satanás e, agora, ateus que querem a canonização de um ‘santo’ que formulou uma teoria que muitos utilizam para fundamentar seu ateísmo. É como bem disse Millôr Fernandes: ‘Acreditar que não cremos em nada é crer na crença do descrer’”.
O MIllôr Fernandes estava certo quando disse: “Acreditar que não cremos e nada é crer na descrença do descrer” e disse também: “Congresso eficiente: investiga, julga, condena e ele mesmo absolve”
GostarGostar
Eu sou ateu, e acredito em muitas coisas, apenas não acredito em mitologia, acredito que a religião é a representação do medo da morte, do desamparo etc. Na minha opinião existem três tipos de religiosos, o hipócrita(Que crê somente na parte que lhe agrada), o fanático(Que crê em tudo, e está disposto a refutar algo obvio porque vai confrontar sua crença), o charlatão(Que crê no dinheiro).
GostarGostar
Sim, a velha história do “consolo para o medo da morte”. (Pausa para o bocejo.) Adeus, medo da morte: bem-vindo, medo da danação eterna. De fato, de fato, meu caro: é uma eficientíssima consolação para as mentes fracas.
Fortes são aqueles que juram de pés juntos que tudo acaba como uma lâmpada que se desliga, como um inocente e indolor cair do sono, quiçá mesmo com direito a uma sugadinha do polegar e um nina-nana. Esses são fortes, corajosos! Encaram o terror de frente e não tremem.
GostarGostar
E sobre outro ateu, Millôr também disse: ” Eu desconfio de todo idealista que lucra com o seu ideal “.
Chico foi no Papa pedir pinico pro Lula.Dias depois,O pau de Francisco cantou no lombo do Chico.
GostarGostar