Redação do ENEM: “Se ninguém nasce mulher, não existe violência contra mulher”


O estudante Carlos Cassandro Caralhães Pinto, 19 anos, causou polêmica ao escrever na redação do ENEM que “violência contra a mulher não existe”.

Caralhães, que fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez, declarou que chegou à polêmica conclusão com base em uma questão contida no primeiro dia de prova.

“A prova tinha uma citação da Simone de Bovoir que dizia que ninguém nasce mulher. No dia seguinte, para minha surpresa, o tema da redação era violência contra a mulher. A conclusão lógica a que cheguei é que, se ninguém nasce mulher, não existe violência contra a mulher.

Como pode existir violência contra algo que não existe?”, questionou o estudante.

Ele se disse confiante e acredita que tirará uma boa nota na redação, caso a banca de avaliação do Exame seja coerente.

“A redação eu acho que vou tirar um dez. nas outras questões talvez eu tenha me dado mal, porque não tive tempo de ler todos os livros do Che Guevara”, lamenta.

192 thoughts on “Redação do ENEM: “Se ninguém nasce mulher, não existe violência contra mulher”

Add yours

  1. Mas é muita hipocrisia pra uma pessoa só! Se a redação desse mané for aprovada, ai ñ têm jeito, eu vou ter que admitir que o ENEM virou uma piada. Linha de raciocínio bem preconceituosa e pouco evoluida desse jovem!!!!!

    Gostar

      1. Rapaz, eu num canso de voltar aqui, pra ler as aleivosias das feministas, esquerdopatas e cia desprovidos de cérebro (eu sei, é pleonasmo).

        Gostar

  2. Óh Zeus, como pode tanta babaquice em comentários? Não sabem nem sequer a diferença entre identidade de gênero e sexo e ainda querem ficar defendendo o posicionamento lamentável do garoto! Eu eim!

    Gostar

    1. Chegou o professor doutor especialista m diferenças entre identidade de gênero e sexo.

      Discorra aí, honoris causa, sobre o assunto: disserte um textão daqueles do FB, explicando aos incautos a diferença….

      Eu não caso de voltar aqui pra rir dos abestados que não percebem a zoeira do JM.

      O 7×1 é eterno.

      Gostar

  3. O sofismo está fora de moda faz milênios…pobre candidato não tem conhecimento sobre a filosofia de Simone de Beauvoir e os assuntos da atualidade. Pena pra ele o ENEM não foi para entrar em uma faculdade da Grécia Antiga…

    Gostar

    1. Pena mesmo é uma profunda conhecedora da filosofia e do sofismo não perceber que o site do Joselitto é de humor.

      A coisa tá tão feia, mas tão feia, que as notícias, por mais absurdas que sejam, tornam-se verossímeis, né filósofa de boteco?

      Gostar

  4. A criança deveria nascer sem orgao genital e junto com ela, una bolça com os dois orgaos, para que ela possa usar quando decidir e ainda tinha a opçao de guardar o outro para o caso de vir se arrepender. klkkkkkkkk

    Gostar

  5. Tenho uma dúvida: Se o processo de transformação em mulher só se completa na vida adulta então um rapaz de 19 anos ao agredir sua namorada de 16 não estará cometendo violência contra a mulher ?

    Gostar

    1. E se não se nasce mulher, TORNA-SE mulher, um homem ao agredir uma mulher pode usar a defesa de que SE TORNOU MULHER. Pronto, não é mais CRIME. Foi apenas briga de MULHERES.

      Gostar

      1. O tema foi polêmico para os nossos dias. Seu comentário tem sentido na esfera jurídica. Diversos outros comentários percebi que ninguém chegou a uma conclusão, nem vai chegar. Toda questão de interpretação gera ambiguidade e nessa seara acredito que o ENEM deveria ter pensado nisso. O tempo de Simone de Beauvoir foi bem diferente dos tempos atuais, isso é fato. Se existem recursos na esfera jurídica é porque a parte não concorda com a decisão de 1º grau, e assim pode recorrer até a última instancia. Cada julgador pensa diferente sob um ponto de vista. A matemática, a física entre outras disciplinas lógicas, sim, mas nas questões hermeneuticas, não.

        Gostar

      2. Apesar desse site ser de humor, tem alguns pontos interessantes.

        A violência contra a mulher passa pela esfera jurídica, que ao meu ver, deve ser a primeira a coibir isso. Com um texto desses (e feministas aplaudindo) iria beneficiar muitos homens violentos perante a lei. O que tem que ser combatido, em primeiro lugar, é a igualdade. Mas, por exemplo, quando uma feminista é a favor do aborto pq o corpo é dela, cadê a igualdade para o Pai? Nem todos os homens são filhas da puta. Então se ela assassina um ser indefeso, ela tb está cometendo violência. Isso elas não querem discutir.

        O que ocorre é que ninguém leva a sério o movimento por causa dessas incrongruencias e incoerências. Como existir igualdade se o que elas defendem, na maioria dos casos, não está pregando igualdade, mas sim privilégios?

        Gostar

  6. Talvez esse indivíduo não tenha lido o resto da frase, tampouco entendido o sentido da mesma…
    PARA MIM, eu disse PARA MIM! Mesmo que “não nascessem mulheres”, a partir de que “torna -se mulher” então a mesma passa a existir! E se existe mulher, existe sim o termo “violência contra a mulher”.

    Gostar

  7. Interessante que homem não nasce homem, mulher não nasce mulher mas gay nasce gay, que lógica é essa?
    A ideologia de gênero é uma burrice tão grande quanto às idéias de superioridade racial ou a eugenia. As pessoas nascem sim, homem ou mulher. Quem diz isso não sou eu nem nenhum reacionário de direita, e sim a ciência, a biologia. E não tem como mudar. Você pode fazer cirurgia, arrancar o órgão genital, arrancar os seios, tomar hormônio, fazer o que for. Se você for homem, vai continuar homem. Ainda não há como mudar seus cromossomos, seu código genético, e provavelmente nunca haverá. Homem nasce homem e morre homem. Mulher nasce mulher e morre mulher. Não tem como mudar. Quem faz cirurgia para mudança de sexo não muda de sexo, só se mutila. Agora, homossexualismo é outra coisa. Não tem nada a ver com questão de gênero. Essa história de ideologia do gênero é tão burra quanto o racismo. Quem tem raça é cachorro, gato. Ser humano, homem, mulher, só pertence a uma raça: Espécie humana. O resto é conversa mole.

    Verdadeiro absurdo o que fizeram com os estudantes que participaram do ENEM!!! De onde tiraram essa afirmativa de que MULHER NÃO NASCE MULHER????Isso é Doutrinação pura!!! Os Estudantes responderam de acordo com o texto,pois não são burros e querem passar!!!!
    Resultado: Vão usar as respostas para concluir que os Estudantes brasileiros concordam em ser Doutrinados!!!!

    Gostar

  8. Coxinha é burro mesmo. E se morar em São Paulo vai piorar: dezembro tá chegando e Alckimin avisou em novembro de 2014: VAI TER ÁGUA DE ESGOTO PARA MEU ELEITORES, ENQUANTO EU GANHO PRÊMIO POR GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.

    Da mesma forma é com mo idoso: não se nasce idoso, torna-se! E há violência contra o idoso!
    Que este coxinha machista e potencial eleitor de bolsomerda se envergonhe e leve ZERO!

    E antes que em esqueça, não posso deixar de postar minha saudação aos coxinhas:

    “NÃO TEM GOLPE!”

    Gostar

    1. E esquerdista é tão idiota… Tão burro… Que comenta no site de humor achando que a notícia é verdadeira. Primeiro, pq não sabe ler (pátria educadora) e segundo pq para interpretar algo precisa de cérebro, coisa que um ser esquerdopata é desprovido.

      Gostar

  9. … vale mesmo refletir se foi uma atitude inteligente por parte do estudante expor tamanha falta de imaginação ou pensar tão pequeno que, eu ate acho que ele está “brincando” em num impulso.. pronto, foi!! podia estar muito cansado, que para uns era o tudo ou nada, o que para ele se esbarrou num pensamento filosófico e acabou…pensamento tal que, influenciou na sua maior nota, se é que conseguiu defender a sua opinião. Pode ter sido sim proposital o pensamento da feminista… pois mais de 5 Milhões de estudantes responderam a pergunta e ainda fizeram a redação que tinha o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” agora me diz se não foi a maior campanha de todos os tempos de conscientização de que homens e mulheres são semelhantes… e que essa luta “persistirá” enquanto não se reconhecerem…

    Gostar

  10. Que cara mais idiota. Se ninguém nasce mulher e “torna-se mulher”… automaticamente ninguém nasce homem, e “torna-se homem” também. Sendo assim, pra resolver o problema da violência contra a mulher é só todos “se tornarem homens”! Simples assim! kkkkkkkkkkkkkk

    Gostar

    1. Para Luiz

      Cara to aqui morrendo de rir kkkkkkkk um monte de gente saindo na porrada aqui com um post do Joselito……. kkkkkkkkkkk . O JM tirando a maior onda com todos aqui e mais ainda dos defensores do Mequi!!!!!!!!!

      Tudo ironia para irritar vcs esquerdinhas/mortadela. Obs.: a OMS descobriu que mortadela dá câncer….kkkkkkkkk!!!

      Tem muita gente aqui se taxando de inteligente com um grande deficit cognitivo!!!!!!!!!

      PARABÉNS A TODOS, VC PODEM TIRAR NOTA MÁXIMA NO ENEM DO MEQUI!!!!!!!!

      Gostar

    2. E qual o problema da UNIP sua besta? Eu fiz UNIP com muito orgulho e te garanto que TENHO MUITO MAIS SUCESSO PROFISSIONAL DO QUE VOCÊ.

      Eu tb sei interpretar o que é uma mera piada do que é verdade, coisa que você, BURRO E IDIOTA, não sabe.

      Gostar

  11. A frase inteira é: “Não se nasce mulher, torna-se”.
    O que basicamente diz que a mulher é algo construído, e não biológico. Como sua casa, por exemplo, que não veio pronta na natureza. Como o lápis que você usa para escrever tanta asneira. Como qualquer coisa que é transformada. A maioria das coisas, meu caro, tornam-se coisas. E duvido que você ache que elas não existem.

    Você provavelmente não teve um bom ensino de filosofia pois não sabe construir um argumento lógico. Vai estudar para passar da próxima vez, e largar mão de ser otário.

    Mais uma informação, o Che Guevara só escreveu uns poucos relatos, nenhum livro.

    Gostar

    1. Então, segundo o seu argumento, muito ilógico e totalmente inapropriado, no processo de transformação de uma casa, lápis e etc., vc pode construir o que vc quiser e no formato que desejar… Já, em uma mulher (o oposto também está valendo), é possível colocar um pinto? É possível fazer com que um homem gere um outro ser humano? Vcs são ridículos.

      Gostar

  12. Sei la cara, acho que você deveria enfatizar em sua redação o fato de que esse governo vem destruindo as bases de nossa sociedade, transformando em heróis esses cidadãos que não aceitam sua condição fisiológica e querem a todo custo fazer com que aceitemos a condição que lhe convém, mesmo que agente transforme nossa pátria num puteiro!! Acho que muito se perde quando paramos para discutir questões pequenas, ao invés de estarmos desenvolvendo outras formas de educação e desenvolvimento , pow que se vestir de mulher, da a bunda faça, so nao me venha cobrar nada!! Tem o seu direito de fazer e eu tenho o meu de ignorar!!

    Gostar

  13. Gente eu sou mãe de 3 que Fizeram a prova do ENEM, que por sinal tbm não serve pra quase nada, Provas machistas, fascistas e Preparadas para que a elite que estuda em ótimas escolas particulares possam cursar em faculdades publicas de graça, Porque infelizmente as nossas escolas Estaduais e Municipais não oferecem conteúdo suficiente para que os nossos jovens Compreendam textos assim tão elaborados e retrógrados, Voltando ao assunto, Tinha muito tempo que eu não ria tanto.. Vcs São ótimos. O que eu tiro de mais importante em td isso é que assim vcs conseguem expandir o assunto que geram debates interessantíssimos, e se cada um respeitar o ponto de vista do outro, todos irão aprender muito com este debate. Rindo até o ENEM de 2100

    Gostar

  14. Se não existe mulher, provavelmente o idiota não estaria fazendo o ENEM porque ainda não se descubriu outro útero para gerar esse animal, espero que ele tire zero kkkkkkk.
    cultura machista

    Gostar

    1. Eu acho que você não entendeu bem a intenção do jovem,ele fez uma critica ao texto utilizado pelo ENEN,ele não disse que não existe mulher,ele criticou a contradição feita pelo ENEN.

      Gostar

  15. Pode discutir a vida toda , não vai mudar nada , homem sempre será homem e mulher sempre mulher ,o homem não tem o poder de mudar isso .
    No meu ponto de vista , respeitando a opinião de todos essa discursão é inútil .
    A sociedade está retrocedendo e se perdendo cada vez mais , o individualismo está nos destruindo precisamos viver em comunidade .
    Os animais ou até mesmo os insetos como formigas e abelhas tem muito a nos ensinar .
    A menina é menina , vai amadurecendo até virar mulher isso não tem nada a ver com sexo , é o processo natural da vida .
    Agora toda essa polêmica por causa de uma redação ?
    Meu, Deus,.. onde vamos parar desse jeito ?

    Gostar

  16. Pode divulgar essa bagaça de e-mail, estou pouco esbaldando pra quem quiser bufar por ai!
    Negócio é o seguinte, vão se tratar, vocês estão todos doentes por acreditar em Tche de cá e Tche de lá, um bandido que a vida toda viveu sendo caçado assim como Scobar.
    Tudo bandido que deixou um raciocínio tondo e tosco pros fracos de espírito e de cabeça ficarem indeusando!
    Um regime militar vai apagar todo esse mal que ensinaram vocês, bando de tolos!!!
    Sacrifício de tolos, isso é a melhor resposta que encontrei.
    Viva Deus, viva o Homem, viva a mulher!

    Gostar

  17. Para criticarem algo, tentem entender o que a filosofa Simone de Bovoir disse,quando ela diz que nenhuma mulher nasce mulher ela quer dizer que a mulher não nasce com carácter formado para se dizer que é uma mulher,ela não questiona o sexo feminino,e realmente ela está certa,se uma criança cresce sem informações sobre seu sexo,ela escolherá o sexo que se identifique.Entenda para questionar.

    Gostar

    1. Para Marlucia Souza. 1) primeiramente as pessoas questionam para depois entender, se já entendes, para que questionar? 2) Simone de Beauvoir, e não Bovoir, fala esta mítica frase “a mulher se faz e não se nasce” no seu livro “o segundo Sexo” bem no começo. 3) Na época dela a mulher encontrava-se totalmente submetida ao homem no mundo inteiro, mais ainda na França.4)Beauvoir é considerada Humanista e de grande influencia Marxista. 5)assim pois, ela defende que a mulher se faz se referindo ao comportamento social marcado pela cultura, em nenhum momento ela defende a escolha de sexo, só critica a função SOCIAL e CULTURAL estabelecida para com a Mulher. 6) De esta frase surgirá posteriormente a Ideologia de gênero, a qual defende a não existência de sexos (Naturais) e sim o gênero, que seria a livre escolha, independentemente do sexo NATURAL 7) Se uma criança nasce sem informações sobre o seu sexo, nunca saberá que existe e é homem ou mulher, assim pois, nunca escolhera ser do sexo oposto. 8) Em consequência a criança sendo homem, não necessariamente, comportar-se-á como homem, mas não quer dizer que não se sinta homem.

      Gostar

    2. NENHUMA criança nasce sem informação do seu sexo… biologicamente temos os cromossomos XY caso homem, XX mulher, essa informação já é mais que precisa para determinar. Caso se refere a informação social, apenas se a pessoa for criado por seres hermafroditas, ai não sera educado conforme seu sexo, mas esse já esta determinado. Sexo não é questão de carácter, senão cirurgias pra troca de sexo não existiriam, seriam feitas apenas mudanças comportamentais.

      Gostar

    3. Você não entendeu absolutamente nada. A filósofa referia-se ao papel social da mulher e não à identidade feminina. Na época dela não havia a ridícula ideologia de gênero. Não havia dúvida nenhuma sobre quem era mulher e quem era homem nem havia a possibilidade de algum perturbado “escolher” o gênero ( como se isso fosse possível ). O comportamento cobrado de uma mulher é que era adquirido com a criação e a convivência social.

      Gostar

  18. Extra, extra! Acaba de chegar da Central JM Jornalismo Destemido mais uma sobre o ENEM.

    Aluno-hipopótamo reclama de preconceito na prova do ENEM

    O candidato João Popoto Hipólito Lagos, 22, concedeu entrevista ao Jornalismo Destemido denunciando grave caso de preconceito psico-animálio-racial sofrido pelo próprio, neste final de semana por ocasião da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

    Com auxílio de um intérprete especialista em psicologia humano-animal e professor do Curso de Psicologia Marxista da Universidade de Lapão Roliço, o estudante que declarou-se recentemente não pertencer mais à espécie humana, mais sim um hipopótamo para efeitos civis, relatou o seguinte caso:

    ” Cheguei à sala em que realizaria da prova do ENEM e fiquei estarrecido. Não havia uma piscina preparada em que eu pudesse acomodar-me, muito menos papel impermeabilizado para que pudesse resolver as questões sem molhar a prova toda. Tive que ficar de quatro em uma carteira para bípedes!”

    João Popoto ainda, foi mais uma voz que corroborou contra o imenso preconceito existente e já denunciado por outros candidatos quando o assunto era utilizar o banheiro:
    ” Mais uma vez a diversidade não foi respeitada! Havia apenas banheiros disponíveis para homens e mulheres, fui obrigado a utilizar o de deficientes! Outro absurdo: não sou deficiente! Sou um hipopótamo e tenho todos os direitos garantidos por lei!”

    Perguntado pela equipe de reportagem quais seriam esses direitos João Popoto e seu intérprete balbuciaram algo na língua dos hipopótamos que não foi possível de identificar.

    A equipe do JM também fez contato com a instituição responsável pela aplicação da prova e acusada por João Popoto, porém o contato foi infrutífero.

    Gostar

  19. Hipocrisia no Brasil é igual mato! Pobre sociedade perdida…
    Vitimizam a mulher, o negro, o gay, o ateu, o teísta, enfim, falar de preconceito é muito engraçado porque é muito contraditório, conheço negros super preconceituosos, gays então! Mama mia! E a eterna briga entre ateus e crentes? A vida é tão fácil, cada um com suas escolhas e suas consequências.
    Não estou falando de crimes, isso é com a polícia.

    Gostar

  20. O jovem está muito certo, pois aproveitou a prova do ENEM para criticar toda essa conversa fiada socialista e a degradação moral. Deu “nos dedos” deles!!! A verdade é que querem incutir na cabeça de nossos jovens a doutrina socialista e, portanto, para isso, “bordaram” a prova com conteúdo dessa nojeira toda, apenas para, nas próximas provas, “obrigar” nossos filhos a ler e a incutir, em suas mentes, o lixo socialista falido. a meta deles é criar o “caos” moral, pois eles, para tomar conta, apelam para tudo, não tem regras, vale roubar, corromper, até que todos tenha sujados a suas mãos de alguma forma, para depois, como Lula fez, poder dizer que gente que roubou não pode chamar petista de ladrão. Para eles ninguém deve prestar, pois assim ninguém pode acusá-los. A TRAVA NÃO SUPORTA A LUZ!!!

    Gostar

  21. Na verdade segundo a mesma citação “Se torna mulher” isso quer dizer que violência contra a mulher continua existindo, só não da forma que o sujeito acima interpretou, pois segundo a mesma citação, ele interpretou errado.

    Gostar

    1. Então pelo seu comentário, um também poderia gozar dos direitos elencados pela lei maria da penha? Uma vez que qualquer indivíduo nasce sem sexo podendo adquiri-lo depois!!

      Gostar

  22. Igualdade de Gêneros

    Sobre a igualdade de gênero, uma questão da prova do ENEM 2015, houveram várias interpretações equivocadas, levando o assunto para outro lado, que na verdade fugiu completamente do tema proposto na década de 1960, a proposição de Simone Beauvoir.
    Quando se fala em igualdade de gênero, trata-se de assuntos que devem serem levados a sério e sem fazer críticas absurdas, não é assunto de fim do mundo, é o que acontece diariamente, só que as pessoas são desinformadas, tem a mente poluída e pensa em outros assuntos, que não condiz com a própria verdade, a pura realidade atual. O tema igualdade de gênero, quer mostrar que todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, aqui não está comentando nada pecaminosa e ignorante como foi informado pela internet e ainda usando trechos bíblicos, para falara deste assunto, igualdade de gênero, trata-se de direitos e deveres pessoais que devem ser respeitados diariamente por todos, do jeito que foi criticado, quem não sabe o que é igualdade de gênero, quase morreu de medo, pense muito antes de fazer certos comentários para não amedrontar as pessoas, porque ainda há pessoas que leem mas não entendem e isto pode causar conflitos nestas pessoas. Deu para entender da forma que foi comentado que era uma coisa tão mundana e pecaminosa, isto não nem mundana e nem tão pouco pecaminosa, uma coisa não tem nada haver com a outra. A crítica a questão da prova do ENEM foi tão assustadora, que a gente pensa que a pessoa estivesse até perdendo o juízo, essa questão ela não diz nada sobre o que a pessoa pensou, ela fez o comentário, dizendo sobre o homossexualismo, que para ela segundo passagem do evangelho Deus vai julgar as pessoas, lago de enxofre. Pense muito antes de lançar certos comentários, porque a interpretação da questão não tem nada haver com isto. Acrítica foi feito aos atos, sendo como o escândalo e que leva a pessoa para o inferno, quem fez este comentário na internet, pense mais, peça opinião e leia mais, informe-se mais bem antes de lançar comentários alheios , porque desse jeito é muito ruim, falar de coisa fora da realidade, complica a cabeça de pessoas que têm pouco discernimento e pode transtornar muita gente, é um perigo, a gente não deve brincar com coisas sérias. Porque seus comentários fugiram totalmente do que a leitura do texto da prova do ENEM 2015 quis informar para quem estavam realizando a prova dia 24/10/2015.(Sábado)
    Na igualdade de gênero faz referência aos direitos tanto dos meninos quanto das meninas. Isto está falando que as crianças têm de serem orientadas e informadas em casa, nas escolas que tanto os meninos e meninas possuem os mesmos direitos e deveres.
    Hoje as mulheres são motoristas de caminhão / ônibus, fazem os mesmos serviços que antes eram ocupados somente pelos homens, o mundo está dando estas oportunidades para ambos os sexos.
    Outro exemplo : nos supermercados ou lojas , farmácias etc , não são somente as mulheres que fazem as limpezas, os homens também podem lavar. Em casa, os homens podem cozinhar, lavar, passar e cuidar das crianças; serviços são divididos assim como as despesas da casa. Tudo é diferente hoje, as meninas não são obrigadas a limpar e fazer as obrigações da casa sozinhas não, este tempo passou , os meninos podem com certeza ajudar a cuidar da casa também.
    Quem fez o comentário que vão tudo para o lago de fogo, e queimar no inferno; leia mais, estude mais a cada dia, peça iluminação antes de lançar certas coisas na internet, porque foi porque foi gritante seus comentários e estudantes que fizeram a prova e que comentário também fazendo críticas ao texto, pense mais, porque vocês denegriram as imagens de como estudantes, vocês não entenderam o texto e fizeram comentário sem saber o que estavam escrevendo e para que escreveram foi um absurdo isto , gente jovem e não saber o que é igualdade de gênero, pensem muito antes de irem para a internet escreverem bobagens, porque sobre igualdades de gênero. fala-se apenas no respeito e consideração ao ser humano independentemente do sexo, não tem nada haver com homossexualismo / prostituição, não disso que o texto quis falar, como foram feitos comentários falsos na internet, é muito desagradável, porque há tantas crianças que vêm os textos todos os dias e isto pode levar as crianças uma certa insegurança, quanto a aos textos de prova, ao ler um texto , não entendeu, leia até umas 10 vezes, até compreender, é melhor do que jogar-se no vento e cair na pior.
    A interpretação neste campo foi completamente errônea. Fizeram várias pessoas irem no mesmo caminho, ver uma coisa que na verdade, não nada haver. Foi difícil, ter que tolerar tão absurda compreensão.
    Outra informação quanto ao desrespeito sobre a igualdade de gênero. As mulheres ganham, em média, 70% do salário dos homens pelo mesmo trabalho. Isso quer dizer que eles ganham mil reais, elas ganham 700. As mulheres também são minoria em cargos de chefia e pouco presentes em áreas de atuação tradicionalmente masculinas. Por outro lado, as mulheres acumulam, além do trabalho, os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos. A desigualdade entre os gêneros é uma realidade que foi construída em anos e anos de história, mas que começa a ser questionada. Por que mulheres não podem ganhar o mesmo que os homens ? Por que os homens não podem ajudar a trocar a fralda dos bebês ? O que parece ser impossível de mudar pode ser mudado. Basta que essa relação de igualdade entre meninos e meninas seja plantada em casa, na Educação do dia a dia. Meninos e meninas podem ser diferentes, mas são iguais em direitos e em deveres. Ou seja: devem ter as mesmas oportunidades e respeito.

    Gostar

    1. Dois pontos:

      1) esse é um site de humor. Então siga seu conselho e estude… 🙂

      2) antes de falar asneira, pesquise sobre as mulheres no comando. Veja realmente se, por ser mulher, uma mulher em cargo de chefia recebe menos. Não, não recebe não.

      Agora, manda a mulher carregar saco de cimento, tijolos e etc. Não tem como existir igualdade em tudo. Existem certas limitações e, me diga uma mulher que conheça que queira subir parede? Predio? Então antes de atacar a todos, siga seu próprio conselho e estude o que as pessoas falam. Nem as feministas pregam igualdade, mas sim, PRIVILÉGIOS. Igualdade no, o corpo é meu eu decido? E o homem que quer ser pai não tem direito a decisão? Cadê a igualdade? Ou seja, se o corpo é delas, elas que sejam inteligentes e aprendam a abrir as pernas para pessoas descentes. Não seria melhor do que, por exemplo, assassinar um feto?

      Gostar

  23. Essa Galera até agora não sacaram que o Juselinto é só um site HUMORÍSTICO e que o Juselinto-ENEM é fictício. Porra! não levem tudo a serio riam e caiam fora! Tem gente que tem titica na cabeça.

    Gostar

  24. Entre o ano 2000 e 2010, 43,7 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República . Mais de 40% das vítimas foram assassinadas dentro de casa, muitas pelos companheiros ou ex-companheiros.

    http://www.opovo.com.br/app/ceara/jaguaretama/2015/10/28/notjaguaretama,3525579/homem-mata-mulher-a-pauladas-em-jaguaretama.shtml

    Gostar

    1. Percebe que o numero de assassinatos em geral no Brasil ja é elevado, certo? Não é surpresa nenhuma o assassinato de mulheres tambem ser alto seu retarda, com a impunidade e a mentalidade canalha do pessoal dos direitos humanos reinando de bandido serem vitimas da sociedade é evidente que os indices de segurança publica vão estar fudidos assim. Porra.

      Gostar

    2. 2000 até 2010 foram muito mais de 100.000 homens assassinados. De quem foi a culpa? Eu respondo, desse governo safado que só se ocupa em soltar bandidos.
      Existe violência contra as mulheres? Prisão perpétua!
      E violência contra os homens? <>
      Posso pedir 30 anos corridos, sem progressão de pena?
      Mais cadeia e menos estatística!

      Gostar

    3. Agora, seu imbecil. Soma o número de homicídios praticados contra homens entre 2000 e 2010 e certamente vai passar dos 500 mil: mais do que a Guerra na Síria, no Iraque, no Afeganistão, e na Palestina, no mesmo período.

      Ninguém tá negando a existência de violência contra a mulher. No Brasil existe violência epidêmica de todos contra todos. Não se poupa ninguém: nem criança. Deixa de ser ridículo e para de chorar. O site do Joselito é de piada, imbecil, mas é graças a retardado como você que as notícias se tornam verossímeis.

      Gostar

  25. a redação do ENEM têm critérios estabelecidos para correção. deixem de procurar pelo em ovo, os examinadores não estão nem ai para o tem pensamento idiota ou brincadeira ou ironias no seu texto e sim para como vc domina a escrita cara. Leia bem os critérios e pronto.
    No Enem, cada uma das redações são avaliadas por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
    2) Compreensão da proposta de redação;
    3) Seleção e organização das informações;
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
    O Edital do Enem prevê sete situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada. São elas:

    1) Fuga total ao tema;
    2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
    3) Texto com até 7 linhas;
    4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
    5) Desrespeito aos direitos humanos;
    6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
    7) Cópia do texto motivador

    Aluno não seja imbecil e deixe de pensar no sensacionalismo faça uma boa redação e pronto.

    Gostar

    1. O problema central, meu caro, são os pontos 5 em cada item do edital por você mencionado. Qualquer um que tente, ainda que muito vagamente, fugir ao padrão do politicamente correto imposto pela esquerda tapuia vai sofrer grandes descontos em sua nota final. O propósito do Joselito é fazer pensar este tipo de coerção (ainda que sob o manto das “boas intenções”).

      Gostar

  26. É lamentável a ignorância de algumas pessoas,um bando de analfabetos funcionais que não conseguem interpretar o que leem.Não tem nada a ver com feminismo,ou mesmo com essa enxurrada de bobeiras ditas por alguns retardados,ela quis explicitar o desenvolvimento da vida da mulher desde seu nascimento.

    Gostar

    1. A pessoa inteligente que não sabe interpretar texto em um SITE DE HUMOR… Nada tem a ver com nada pois NÃO EXISTE nada dessa matéria HUMORÍSTICA… Muito inteligente você… Hahaha.

      Essa merda de esquerda pagando de intelectual e mostra que, na verdade, não possuem intelecto nenhum….

      Gostar

  27. Apenas os intolerantes fascistas e fanáticos religiosos de baixo e dúbio discernimento que se limitam as 3 primeiras palavras de um texto, que não tem nenhuma relação com genética, mas sim a formação e representatividade gênero-social das pessoas na sociedade, de uma coisa já se sabe, esse garoto tirará zero no quesito interpretação de texto, simplórios apedeutas.

    Gostar

    1. Igual vc que é esquerdopata BURRO que não sabe que esse é um site de HUMOR. Que o garoto não existe e, portanto, quem TIRA ZERO em interpretação é você…

      Gostar

    2. Quem vai tirar zero na vida profissional é tu, mané sabichão, ao não perceber que este site é humorístico e de zoeira, pra pegar esquerdinha metido a besta como você. aheuahuehauhea

      Gostar

  28. Quando Simone de Beauvoir disse a polêmica frase: ‘ninguém nasce mulher torna-se mulher’ no meu modo de entender ela quis dizer que uma mulher só se torna uma mulher com o tempo sendo o que ela quer ser e não ser o que a sociedade espera dela (aí ela se torna mulher) quando ela disse que ‘não se nasce mulher’ ela não quis dizer que a menina não nasceu mulher (biologicamente falando), mas que ela só vai se tornar mulher só com o tempo fazendo as coisas que ela quer mesmo sendo desaprovada pela sociedade!

    Gostar

    1. Isso ta errado Rafael. O que está evidenciado em seu livro é simplesmente que o papel da mulher é apenas construção social, visto que o senso comum de que “devemos” reproduzir e sermos femininas, por exemplo, não são concepções naturais.. Exatamente isso que você falou, “o que a sociedade espera” isso é o “tornar-se mulher” como expressão de gênero na sociedade atual (e não biologicamente)..

      Gostar

  29. Joselito,
    Devido ao explosivo e crescente número de mulheres assassinadas pelos maridos/companheiros no Brasil, a nossa amada presidanta enviará um projeto de lei ao Congresso, assim que o Cunha for defenestrado, proibindo o namoro, o casamento e o amancebamento entre homens e mulheres.
    O atual nível de violência doméstica contra as mulheres, por parte de seus companheiros machistas chegou a um nível intolerável, preocupando o Papa e a ONU e exigindo a adoção de medidas drásticas.
    Assim, o incentivo ao casamento entre sapatões e sapatilhas deverá reduzir a níveis insignificantes os crimes de violência doméstica contra a mulher.
    E os homens?
    Eles que fodam entre si!

    Gostar

  30. Quanto a direita voltar ao poder (bate na madeira), o tema sobre a violência contra a mulher vai voltar. O candidato Carlos Cassandro Caralhães Pinto estará fazendo o exame pela enésima vez, já que ele poderia pelo menos disfarçar seu reacionarismo para fins de aprovação no Enem mas nem isso ele conseguiu. Sua redação vai ser assim: “Num dos vários Enem que fiz, eu vi uma frase duma tal Simone Dibovoá que dizia que ninguém nasce mulher torna-se mulher. Achei estranho pois no homossexualismo é ao contrário: ninguém torna-se gay, nasce gay. Voltemos ao tema da redação. Se a mulher é vitima de todo tipo de violência, discriminação, preconceito, a lógica seria ninguém querer se tornar mulher. Mas se isso não está acontecendo, então prova que o Nelson Rodrigues estava certo quando disse que mulher adora apanhar.” Dessa vez, é claro, ele será aprovado.

    Gostar

  31. Talvez o estudante não tenha entendido, mas ninguém nasce mulher, torna-se mulher, ou seja as mulheres, assim como os homens, são produtos fabricados pela cultura, pela religião e pela época de uma sociedade, então há mulher, (que foi fabricada) e há violencia contra mulher, pelos mesmos que as fabricaram! 😉

    Gostar

    1. kkkkkk. Essa matéria é uma brincadeira, não é uma reportagem séria… 😉 Prest’enção no sobrenome do cara e na tirada quanto aos livros do Tchê…

      Gostar

  32. Acredito então que sou resultado do meio, do sistema, da forma que fui educado, nasci com pênis e minha irmã com vagina, então se nós não fôssemos fruto do ambiente, minha irmã poderia se achar homem, mesmo sendo mãe e tendo parido quatro filhos e eu me achar mulher, mesmo sendo pai de três filhos, da mesma forma eu seria avó de meus netos e minha irmã seria avô dos netos dela kkkkkkkkkk, se não nascemos homens ou mulheres e é o meio que vai dizer futuramente o que somos, sou a favor de ficarmos sem nome até a maioridade civil e penal até sabermos o que somos, pra não termos que trocar de nome futuramente kkkkkkkkkk

    Gostar

  33. Rafael, animale, você está falando de borboleta, que nasce lagarta, sapo, que nasce girino. Conosco não tem essa bobagem. Larga de fumar maconha. Bovuá é só mais um cérebro idiotizado pelo Kojeve, que por sua vez fumou muito Hegel. Seguindo ela, você se torna o idiota do idiota do idiota. Ao cubo.

    Gostar

Deixe seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: