Para evitar censura a quadro, artista troca personagem negro por branco


ImagemApós pedido formal da OAB de retirada de pintura que retrata açoite de uma escravo, até então exposto no Fórum Criminal da Barra Funda (veja a matéria: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/03/1426787-comissao-da-oab-quer-retirar-de-forum-pintura-de-escravo-acoitado.shtml) um artista que teve sua identidade revelada tomou uma atitude radial: pintou um dos personagens retratados na tela de branco.

O pedido foi encaminha pela Comissão da Igualdade Racial da OAB e a Associação responsável pela exposição da obra decidiu acatar o pedido.

A imagem retrata um negro açoitando outro, preso a um pelourinho.

“Se a insatisfação foi motivada porque um negro batia em outro, decidi pintar o carrasco de branco”, revelou o artista. “Coloquei um tênis All Star nele e uma camisa de gola polo e mangas longas para dar um visual meio de playboy”, explicou. “Agora ele fica representando as elites racistas brasileiras”, concluiu.

Para o crítico de arte Jean Jerônimo Juvenal Jeremias, no entanto, “seria melhor apagar o açoite e retratar uma cena de dança. O que está preso no tronco poderia ser retratado como fazendo ‘pole dance’, mas tá de boa.”

Após as alterações no quadro a Comissão da Igualdade Racial da OAB emitiu nota dizendo-se satisfeita com a adulteração da obra e recomendando que a mesma volte a ser exposta no Fórum. 

18 thoughts on “Para evitar censura a quadro, artista troca personagem negro por branco

Add yours

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Agora sim dá pra despertar o ódio da canalhada! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Gostar

  2. TÁ TODO MUNDO LOUCO. AGORA A IGREJA VAI PEDIR PARA VESTIR TODOS OS QUADROS DE NÚS DOS MAIS FAMOSOS PINTORES E NAS ESCOLAS DE BELAS ARTES NÃO PODERÃ MAIS EXERCITAR A PINTURA NÚ EM SUAS AULAS.
    ISTO SÓ PIODE SER UM FAKE.

    Gostar

    1. Wilson, primeira coisa, tu leu mesmo o texto? É obvio que é fake. Isso é um site humorístico!

      Mudando de assunto, mas ainda relacionado ao teu comentário, parece bizarro, mas sim, a igreja já fez isso! é por isso que Deus sempre aparece com um véu sobre o órgão que o definiria como um animal tanto quanto nós =D

      Gostar

  3. Eu acho também que se deve retocar o negro que está à direita caído ao chão, já que as patrulhas ideológicas vão achar que, nesta posição, o negro parece estar embriagado, e isto reforça mais ainda o preconceito contra esta minoria.

    Gostar

    1. E o que dizer da bunda do afrodescendente açoitado pelo branco mauricinho, dominador, insensível, malvado e cruel? Claro que foi Photoshopada para não chocar a opinião pública da época, pois era três ou quatro vezes maior. Foi o primeiro caso de afrodescendente-melancia no Brasil escravocrata.

      Gostar

  4. Alemães e Judeus fazem questão de mostrar as barbaridades cometidas no Holocausto,Auschwitz para que a humanidade tome conhecimento e não repita as barbaridades.Porém no Brasil com uma intelectualidade dessas o que esperar?Judeus já foram escravos dos Egípcios,outros povos também.Hoje há casos esparsos com muita sutileza aqui e acolá como os mais médicos, mas tem que ser combatidos.

    Gostar

  5. Isso sim que é artista consciente. O playboy esta bem caracterizado.
    Revisei a obra de perto e o novo personagem da elite branca repressora esta usando um rolex e tem uma chave de um EVOQUE pendurada no cabo do chicote.
    Parabéns.

    Gostar

  6. —————————————————————

    Zé Dirceu começa projeto literário com os presidiários da Papuda

    O ex-deputado José Dirceu do PT revelou que está executando um projeto literário na prisão da Papuda. Dirceu diz que seu objetivo é fazer a diferença na vida daqueles sujeitos enquanto estiver ali, “e é por pouco tempo”, assegurou.

    Dirceu disse ter se inspirado no projeto de reeducação do imaginário do juiz Márcio Umberto Bragaglia, mas garantiu que o da Papuda é melhor: “É melhor porque prepara esses sujeitos pra vida política, a primeira leitura é do estatuto do PT”. O ex-ministro contou como teve a ideia: “Eu havia lido sobre aquele projeto e achei uma besteira, bandido não quer ler nada pô. Mas quando estabeleci meu escritório na biblioteca vi que alguns presos vinham aqui e liam coisas como Shakespeare e Charles Dickens, fiquei horrorizado, alguém em torno de mim lendo esses autores reacionários, com uma visão de mundo ultrapassada, então desenvolvi o meu projeto, começando pelas cartilhas do partido e caminhando para Marx, Lenin e outros destes maiores gênios do mundo que enxergavam o futuro maravilhoso”.

    Muita gente esteve cética com o projeto, o ex-ministro conta um desses casos: “Eu e o Agnelo estávamos vendo uma partida de futebol lá no meu quarto-cela e quando eu contei do projeto ele disse que não acreditava que ia dar certo, que achava que os presos só iam no meu escritório para comer da minha batatinha do McDonalds, dei uma bronca nele pelo ceticismo e o lembrei quem é que manda no Partido. Depois que ele foi embora eu transformei em regra: Só tem batata pra quem já leu algum livro recomendado por mim.”, confessa o ministro sorrindo.

    Perguntado sobre os resultados o ministro não tem dúvidas, afirma que são excelentes e já avisa que pretende lançar alguns candidatos da prisão nesta década: “Os resultados são ótimos, eu já tive presos vindo aqui por conta própria buscar Foucault pra ler, vários vieram me pedir pra participar do projeto. Acho que o caso mais bonito foi do preso que veio aqui e me disse que o Joaquim Barbosa era um vagabundo e que ele entendia que eu era inocente, porque tudo vale quando é para o bem do partido. Esses rapazes já estão filiados ao partido, logo vou lançar alguns candidatos, não passa de 2018 vocês vão ouvir algum nome seguido de “da Papuda” que é como pretendem manter os nomes políticos, minha aposta é o Jeriberto Matador, o rapaz é idealista, vai longe.”, dá pra ver a emoção do ministro ao falar do pupilo criminoso.

    O ministro Joaquim Barbosa não quis comentar os palavrões do presidiário, o governador Agnelo foi procurado por uma de nossas equipes, mas a equipe sumiu e não deu mais notícias.

    Gostar

  7. Esse cara é um gênio. Agora o quadro ficou útil para a narrativa. Vai acabar sendo contratado para atuar na Comissão da Verdade e assim ajudar a reescrever a história.

    Gostar

Deixe seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: