ONGs fazem em ato em defesa da descriminalização do homicídio


Defensores dos direitos humanos querem revogação do art. 121 do Código PenalUma passeata organizada por ONGs de defesa dos direitos humanos reuniu centenas de pessoas na tarde de hoje no centro do Rio pedindo a descriminalização do homicídio.
“Aproveitamos que a reforma do Código Penal está sendo discutida no congresso para acrescentar nossa proposta” afirmou o sociólogo Manoel da Silva Jabuti, um dos organizadores do ato.
Questionado sobre o motivo que o levou a defender uma proposta tão inusitada, Jabuti explica que “cadeia não serve pra educar ninguém. Se as pessoas cometem crimes na sociedade contemporânea, é por que não tiveram oportunidades e, nos casos em que tiveram, lhes faltou perspectivas. Quando alguém puxa o gatilho de uma arma, foi por que a sociedade colocou nas mãos dele o revólver. As desigualdades sociais são o motivo primário do surgimento da criminalidade. A sociedade que se recusa a acabar com as desigualdades é a mesma que tem sede em punir os chamados criminosos.”
Os manifestantes entregaram um abaixo-assinado com a proposta na Câmara Federal e no Senado.
“Não defendemos a descriminalização absoluta” explicou jabuti, “consideramos que ainda deve haver o crime quando praticado no âmbito das relações domésticas, de coabitação ou afeto, bem como quando praticada por policiais em serviço ou fora dele”, concluiu o sociólogo.

16 thoughts on “ONGs fazem em ato em defesa da descriminalização do homicídio

Add yours

  1. Pois então…estamos num país democrático não é mesmo? Mas acho estão lutando por algo errado. Devem lutar sim é por uma educação melhor, por condições de vida mais iguais…enfim, lutar pela causa da violência e não buscar algo no fim da linha…

    Gostar

    1. Descobri ontem este site e desde logo percebi que ele é de humor, não do tipo palhaçada, mas daquele que faz a gente rir primeiro e pensar depois. Isso porque a ironia é uma arma poderosa contra tantos abusos que temos suportado. Do seu modo, o autor nos entrega uma mensagem moral, disfarçada num texto tão absurdo que só pode ser mentira. O inusitado é que essa mentira irônica se parece demais com outras tantas propostas de transformação social que violentam o bom senso. Nas trincheiras do pensamento, há um movimento pernicioso fabricando novas verdades, demolindo as bases da sociedade e aplainando o terreno para a construção de uma ditadura. Enquanto a mentira de Joselito me faz rir e pensar, as novas verdades pré-fabricadas matam o livre pensamento e não têm graça nenhuma.

      Gostar

    2. E você volte para a escola! Ninguém tem culpa se você é burra e não entende a diferença entre humor e noticiário – embora essa diferença, reconheço, tenha diminuído nos últimos 12 anos.

      Gostar

  2. Perfeito! Considero que da forma como está hoje, a criminalização do homicídio é um preconceito contra as camadas menos favorecidas da população.
    A proposta é razoável e bastante ponderada, pois não descriminaliza por completo o homicídio: há as importantes ressalvas do homicídio em razão da violência doméstica, ou o cometido por policiais.

    Gostar

  3. Eu li e reli a proposta e a conclusão a que cheguei que melhor é implodir a sociedade e voltarmos a caverna para começar um novo caminhar para a humanidade,antes que algum luminar nos levem para o campo de ‘‘reeducação’’ política que ceifou 1/3 da população cambojana por pol pot e os malucos do khmer vermelho. Proposta totalmente descabida de senso crítico que beira a irresponsabilidade ,ainda mais quando a polícia criada para servir e proteger é covardemente criminalizada e o bandido que tira a vida de um inocente dá a na cara de um pai de família estrupa, abusa de criança passa a condição de coitadinho social. Isto é um desprezo para o mosaico social formado em sua grande maioria por cidadão de bem que com o sal de seu labor busca o sagrado pão as suas famílias.

    Gostar

  4. Sensacional, cara. A ironia é uma arma muito poderosa contra os absurdos que vemos se acumulando dia após dia. Só tem um probleminha. Postei seus textos no Facebook e a turma tá achando que o artigo é de verdade. Acho que se você pedir perdão pode ser que eles lhe poupem. Vai na página deles e pede desculpa em facebook/esquadraodamorte. Se não lhe ver de novo, valeu, cara.

    Gostar

  5. Nao acredito que li isso, temos q bater palmas para essas bestas. Eles antes defendiam os bandidos q matavam um trabalhador, agora eles ja estao querendo que esse tipo de assassinato seja legalizado. MAS espera ai.. O Policiais nao podem .. Alguem pare o Mundo eu quero sair…

    Gostar

  6. Sr Joselito só pode ser piada esse tipo de manifestação e de muito mau gosto.Esses malditos comunistas se superam a cada dia. Inacreditável.Quem é esse tal sociólogo de nome jabuti, deve ser uma analogia ao pensamento vagaroso dele e quando se vê ameaçado se esconde.E o pior tem gente apoiando, se realmente aconteceu.Isso sim é apologia ao crime.Depois querem processar a Raquel Sheherazade.Não estou enxergando, cadê a Maria do Rosário, cadê a Jandira Feghali, Manuela D avila tão defensoras dos DH.Malditos comunistas que estão contaminado nossa sociedade.Ninguém chora por um pai ou mãe de família que perdeu a vida para os bandidos.Ser bandido é uma opção e não fruto da sociedade capitalista.

    Gostar

  7. NÃO DEVEMOS DÁ CREDITOS AOS MACONHEIROS DE PLANTÃO !
    ESSE PESSOAL AÍ DEVE TER ACABADO DE FUMAR UM TREMENDO BASEADO E DEVEM ESTAR COM O CÚ COCANDO !
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Gostar

Deixe seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: